top of page

 

 

Ana Maria S. G. F. Martins: Possui graduação em Letras e pós graduação em Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Maringá (1993 e 2001), e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professora na UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Ensino de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: pronúncia, língua materna, língua estrangeira, stress, entonação, ensino, aprendizagem, professor, aluno, estratégias de ensino.

 

Édina Aparecida Cabral Buhrer: Doutora em Letras, Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Letras pela mesma universidade em 2005. Possui especialização em Ensino e Secretariado Bilíngue pela Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM) em 2000 e especialização em Língua Portuguesa pela Fundação Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati (FECLI) em 1999. Graduada em Letras, Português-Inglês, pela mesma faculdade, atualmente Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Discute questões relacionadas à formação de professores de língua inglesa com enfoque na identidade pela perspectiva pós-colonial e pós-estruturalista.

 

Fernanda Deah Chichorro Baldin: Possui graduação em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2001) e Mestrado em Estudos Literários pela mesma universidade (2006). Participa da aplicação de dois exames de proficiência em língua estrangeira: Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros (CELPEBRAS) e Certificado de Español Lengua y Uso (CELU). Atualmente é professora do departamento de Línguas Estrangeiras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (DALEM – UTFPR) onde atua como professora de espanhol e português como línguas adicionais.

 

Franziska Lorke: Possui mestrado em Deutsch als Fremdsprache/Anglistik - Technische Universität Dresden (2009). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Alemão como Língua Estrangeira. Foi bolsista do DAAD (2009 - 2010) e trabalhou durante este período como assistente de língua na UFPR. Foi professora de alemão no Goethe Institut Curitiba. Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Áreas de interesse: Didática de Alemão como Língua Estrangeira e Metodologia de Ensino, Kulturwissenschaften.

 

Katia Bruginski Mulik: mestranda na Universidade Federal do Paraná (UFPR) na área de Estudos Linguísticos atuando sobre a questão da formação continuada de professores supervisores integrantes do PIBID (Programa de Bolsas de Iniciação a Docência) e as teorias sobre letramento crítico. É especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atua como professora do quadro permanente do magistério na disciplina de língua inglesa na rede pública estadual do Paraná (SEED-PR).

 

Karina A. R. Fernandes: mestranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal do Paraná na linha de pesquisa em Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem; Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Formada em Letras Português Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC); professora de língua inglesa no núcleo de línguas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) e na Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (BJSJP); coordenadora da aplicação do teste TOEFL iBT (Test of English as a Foreign Language) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC).   

 

Marta Luchesa: formada em Letras Português-Inglês pela PUCPR, com pós graduação na área de Ensino de Línguas Estrangeiras pela UTFPR. Com  um ampla vivência fora do Brasil, já morou no Japão, China, Canadá e nos Estados Unidos (Miami e Las Vegas). Trabalha como professora de inglês há mais de 14 anos. Na  sua formação de inglês destaca-se o Certificado de Proficiência em Inglês. Além de ministrar cursos de treinamentos para professores de inglês é autora de materias para formação de professores de língua estrangeiras e pesquisadora na área de neuropsicologia para aquisição de segunda língua. Atualmente trabalha como coordenadora e   do curso de inglês  Immersion Day, também ministra aulas de Inglês para o Núcleo de Línguas da PUCPR nas áreas de conversação avançada e inglês instrumental.


Matilde Virginia Ricardi Scaramucci: Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade do Vale do Paraíba (1974), mestrado em Linguistics TESOL por San Jose State University (1980), doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e pós-doutorado pela University of Melbourne, Australia (2008). Atualmente é professora titular do Departamento de Lingüística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas. Foi colaboradora do Ministério da Educação de 1993-2006, tendo sido uma das responsáveis pelo desenvolvimento do exame para a obtenção do Certificado de Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Sua área principal de pesquisa é avaliação em contextos de ensino/aprendizagem de línguas, tanto materna, como estrangeira e segunda (Inglês e Português para estrangeiros). Última atualização em 13/08/2010 Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 Diretora do Instituto de Estudos da Linguagem no quadriênio 2011-2014 e editora-chefe da revista Trabalhos em Linguística Aplicada. é membro da Comissão Técnico-científica do exame Celpe-Bras (2012-atual).

 

Marcia dos Santos Lopes: Mestre em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina, desde 2005. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pelo CEFET-PR, desde 2000. Graduada em Letras Vernáculas - Português pela Universidade Federal da Bahia, desde 1991 e Espanhol pela Universidade Federal do Paraná, desde 1997. Professora de Língua Portuguesa (1993 a 1997) e Espanhola (1998 a 2012) na UTFPR. Chefe de Gabinete da Diretoria-Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR, de 2008 a agosto de 2012.  

 

Maclovia Corrêa da Silva: Professora permanente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, atua na área de Letras, em ensino de línguas, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, e no Programa de Pós-graduação em Tecnologia da UTFPR com as disciplinas de Desenvolvimento Tecnológico Sustentável, Tecnologias Sustentáveis e História da Técnica e da Tecnologia. Trabalha com ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar com temas ligados ao urbanismo, ambiente, sustentabilidade, patrimônio, educação ambiental, patrimonial, tecnológica e línguas.

 

Miriam Sester Retorta: Bacharel e Licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutora em Linguística Aplica (área de concentração Avaliação) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professora do Curso de Licenciatura Letras Português/Inglês na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Trabalha com pesquisas nas áreas de avaliação em Línguas, inclusão social, letramento digital e muiltiletramentos.

 

Paula Garcia de Freitas:  Possui graduação em Letras - Bacharelado e Licenciatura em Língua Portuguesa e Italiana pela Universidade de São Paulo (2003) e mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora de italiano da Universidade Federal do Paraná e tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Italiana, atuando principalmente nos seguintes temas: língua italiana, ensino de línguas, metodologia de ensino e pesquisa e formação de professores.

 

Regina Poleza Toazza: coordenadora do Educational & Business Center (EBC), no Inter Americano, desde março de 2007.  Como bolsista Fulbright, fez o Mestrado em Lingüística Aplicada na Universidade Columbia, nos EUA.  É também Especialista em Língua Inglesa, Metodologia de Ensino e Tradução (PUCPR); e concluiu duas Licenciaturas (UFPR e UEPG). Professora de inglês e tradutora desde 1995, Regina já trabalhou em faculdades de NY, um curso de pós-graduação no Brasil, além de fazer parte do quadro de profissionais do Inter Americano há 15 anos. Atualmente, sua coordenação inclui as funções de Orientadora Educacional para Estudo nos EUA, representando o Departamento de Estado Americano, e Gerente de Testes.

 

 

Renata Ferreira: Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Tuiuti do Paraná (1990), especialista em Neuropsicologia e Aprendizado pela PUC-PR e mestranda em Políticas Linguísticas na UFSC, desenvolvendo dissertação sobre o CelpeBras como instrumento de política linguística . Atualmente é professora do Centro de Línguas da UFPR, onde atua desde 1997 na área de Português para Estrangeiros.

 

 

Vera Lúcia Rauta: atuou com professora de inglês e coordenadora acadêmica de 1989 a 2009. É formada em Ciências Econômicas pela UFPR (1986) e pós-graduada em Pedagogia Escolar (IBPEX) e Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas (UTFPR). É autora de materiais didáticos pela Base Editorial/IBEPpara o EF1, EF2, Ensino Médio e EJA e faz assessoramentos para professores de escolas públicas nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

 

bottom of page