top of page

OUR STORY

Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para você contar sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

O conceito de proficiência em contextos de ensino de línguas: aspectos terminológicos e conceituais

Prof. Dra. Matilde V. R. Scaramucci (UNICAMP)

 

Nesta fala, meu objetivo é discutir o conceito de proficiência em contextos de ensino de línguas  para que possa ser utilizado de forma mais produtiva tanto na orientação de programas de ensino e elaboração de materiais didáticos como em situações de avaliação. Procuro, nessa discussão, esclarecer confusões terminológicas geradas pelos usos técnico e não-técnico dos termos, mostrando que divergências terminológicas trazem subjacentes divergências teóricas e diferentes conceituações do que é “saber uma língua”.

Avaliação oral em sala de aula de língua inglesa: e agora?

Prof. Ms. Ana Maria Martins (UTFPR) e Prof. Dra. Miriam Sester Retorta (UTFPR)

 

Nesta oficina trabalharemos com questão da avaliação da produção oral em sala de aula de língua inglesa; discutiremos sobre a elaboração de atividades e ambientação para o exercício da fala. A partir disso, propomos o desenvolvimento de um sistema de avaliação de desempenho oral em língua inglesa através de instrumentos práticos. Na sequência, compartilhamos aspectos relacionados as decisões a serem tomadas em decorrência dos resultados obtidos.

Aspectos teóricos e aplicação das  estratégias de leitura para provas de suficiência e técnicas tradução em língua inglesa

Prof.Marta Luchesa (PUCPR)

 

Esta oficina apresentará processos práticos da aplicação das estratégias de leitura em sala de aula. De uma maneira geral serão expostas as principais teorias que definem e caracterizam as estratégias de leitura. O objetivo principal é mostrar recursos eficazes do treinamento para provas de suficiênica e leituras de artigos acadêmicos em língua inglesa, e também práticas de tradução a partir das estratégias de leitura.

Avaliação de línguas estrangeiras na perspectiva das múltiplas inteligências

Prof. Esp. Katia Bruginski Mulik (UFPR) e Prof. Dra. Édina Aparecida Cabral Buhrer (UNICENTRO)

 Neste workshop nos propomos a discutir as teorias sobre múltiplas inteligências elencando tal embasamento ao processo de avaliação da aprendizagem de uma língua estrangeira. Debatemos aspectos que integram a elaboração de instrumentos avaliação e formas de prorcionar momentos de “uso efetivo” da língua estrangeira,  da valorização das diferenças de aprendizagem e do desenvolvimento da criatividade dos alunos.

Tarefas escritas simuladas do Exame CelpeBras: qual é a perspectiva?

Prof. Ms.Fernanda Deah Chichorro Baldin (UTFPR)

 

Este workshop tem como objetivo analisar tarefas escritas simuladas do CelpeBras, mostrando diferentes níveis de proficiência e explicando as marcas que os determinam. Para isso, exponho o conceito de tarefa, fundamental para a perspectiva da prova. Reflito sobre tarefa como ação no mundo e construímos um olhar para o texto diferente do tradicional – que tem o “erro” como foco. Aqui, primeiramente vemos os pontos positivos das produções textuais antes de apontar inadequações. Esse olhar para o texto possibilita um novo elemento na formação do professor tanto em pré-serviço quanto em serviço (seja de português como língua materna, seja de português como língua adicional).

CONFERÊNCIA DE ABERTURA

WORKSHOPS

bottom of page